IV Semana da Consciência Negra: Educação, Negritude, Corpos e Sexualidade
O 20 de Novembro, Dia da Consciência Negra, é uma data emblemática no Brasil, marcada pela reflexão sobre a presença e contribuição da população negra na formação histórica do país. Em 2023, a data foi instituída como feriado nacional, resultado de décadas de mobilização do Movimento Negro contra o racismo e outras formas de opressão.
Celebrar essa data significa reafirmar uma agenda de luta e resistência diante das tentativas de apagamento e violência contra a população negra e indígena. É também um convite à construção de uma leitura coletiva sobre nosso papel na luta antirracista, valorizando a diversidade de corpos negros e suas epistemologias insurgentes.
Assumindo esse compromisso político e social, a Faculdade de História da UFPA/Campus Bragança promove a quarta edição da Semana da Consciência Negra, com o tema:
“Educação, negritude, corpos e sexualidades”.
O objetivo é destacar a importância de um letramento histórico e racial que possibilite uma leitura interseccional da realidade, considerando como estruturas como machismo, misoginia, LGBTfobia e transfobia se articulam às relações étnico-raciais, impactando corpos racializados e suas subjetividades.
O evento é coordenado pelo Grupo de Pesquisa História em Campo (GHISCAM) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM), sob a liderança dos professores Augusto Leal e Emílio Ribeiro.
📌 Inscrições gratuitas: Clique aqui
Confira a programação completa da semana: Acesse aqui
Redes Sociais