Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Mestrado Profissional em Matemática
Início do conteúdo da página

PROFMAT

Publicado: Quarta, 26 de Julho de 2017, 18h22 | Última atualização em Quinta, 27 de Julho de 2017, 12h13 | Acessos: 529

         A partir de 2018, as cidades de Abaetetuba, Bragança e Castanhal estarão integradas ao Mestrado Profissional em Ensino de Matemática em Rede Nacional (Rede PROFMAT), conforme apreciação positiva da Comissão Acadêmica Nacional dessa Rede e da Coordenação de Aperfeiçoamento Pessoal de Nível Superior (Capes).

      PROFMAT – O Curso de Mestrado visa atender, prioritariamente, professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente de escolas públicas, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua docência. Para 2018, serão ofertadas 15 vagas em Castanhal e Bragança e 10 vagas em Abaetetuba.

      O PROFMAT é composto por muitas Instituições de Ensino Superior organizadas em rede dentro da UAB (Universidade Aberta do Brasil), chancelado pela Capes e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA).

     Importância Para a UFPA, que já possui um polo funcionando em Belém, a conquista é muito relevante, pois amplia a possibilidade de docentes que residem nessas cidades sejam favorecidos com a oportunidade da Pós-Graduação em um curso stricto sensu, além de “fortalecer a politica da Universidade multicampi, com ênfase na relação desta com o contexto local e o ensino público no Pará”, conforme declara o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Romulo Angélica.

     Calendário Por ser um programa em rede, o ProfMat mantém um calendário que funciona em consonância com os demais cursos no Brasil. Desta forma, o edital será divulgado oportunamente, em conformidade com o cronograma dos demais cursos. Dos 86 Programas de Pós-Graduação Strictu Sensu da UFPA, sete são polos dessas redes dos Mestrados Profissionais em Ensino: Matemática, Física, Letras, Ciências Ambientais, Artes e Biologia, no Campus Belém; e História, no Campus Ananindeua.

Fim do conteúdo da página