Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico Biblioteca
Início do conteúdo da página

Histórico Biblioteca

Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2016, 06h09 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2016, 10h10 | Acessos: 939

A biblioteca Prof. Armando Bordallo da Silva foi fundada oficialmente após visita técnica realizada através do Programa de Implantação das Bibliotecas do campus avançado, ocorrida no período de 16 a 18 de junho de 1987. O programa tinha como objetivo realizar levantamento de material informacional, bem como verificar as condições de funcionamento, uma vez que a biblioteca já atendia a comunidade acadêmica em uma sala improvisada no Campus de Bragança desde 1985, segundo relatos de José Maria de Aviz (Informação verbal).

Em 1988 foi realizada outra etapa de ações junto às bibliotecas dos campi avançados, com a finalidade de integrar efetivamente as bibliotecas visitadas entre elas a do campus de Bragança ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará. 

Em dezembro de 1989 a biblioteca recebeu uma importante doação realizada pelo Prof. Dr. Armando Bordallo da Silva, ilustre antropólogo, médico e folclorista da cidade de Bragança, falecido em 4 de abril de 1991. Hoje sua coleção especial ocupa uma sala no 1º andar do prédio da biblioteca.

Em 1995 segundo consta em relatório de atividades da Biblioteca do Campus os serviços eram desenvolvidos por doze (12) funcionários da Prefeitura Municipal de Bragança. Ainda de acordo com relatos a biblioteca localizava-se no 1º andar de um prédio dentro do Campus, onde funcionava o antigo auditório Profª Maria Lúcia Medeiros.

Somente em 1991 iniciou-se o processo de direito do uso do matadouro municipal tendo como finalidade abrigar o acervo da biblioteca do campus. Participaram do processo o então Presidente da Câmara, Fabiano Maria proferiu discurso na Câmara Municipal a fim de realizar plenária de votação de aprovação da casa a favor da doação do prédio para o Campus Universitário de Bragança, consequentemente à aprovação unânime foi encaminhado documentos solicitando ao Sr. Prefeito Antônio Pereira Barros que a prefeitura colocasse a disposição do Campus de Bragança o prédio do matadouro.

Assim o processo caminhou até o seu desfecho a favor da doação. Na gestão do reitor da Universidade Pro. Dr. Alex Fiúza de Melo aconteceu a reforma do matadouro municipal de Bragança, prédio datado de 1911. A inauguração da Biblioteca ocorreu no dia 11 de julho de 2003, quando o prédio foi entregue ao coordenador do Campus de Bragança Profº M.Sc. Álvaro Luiz Teixeira de Araújo.

Neste mesmo ano houve concurso público para bibliotecário em vários campi. Em Bragança o primeiro bibliotecário efetivo foi o MSc. Rubens Ferreira, hoje docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Em 2006 assumiu a gestão a bibliotecária especialista Débora Matni Fonteles.

Em quatro anos de trabalho conseguimos adquirir todos os equipamentos para automação da Biblioteca, sendo: dois terminais para consulta ao catálogo, impressora a laser, scanner, estantes, armários e arquivos e mais dois computadores para uso administrativo. Além disso, a direção tem oferecido palestras sobre normalização de trabalhos acadêmicos, além de participar anualmente da semana do calouro. 

No ano de 2007 iniciamos processo de catalogação do acervo, tendo atualmente quase 80% do acervo inserido no sistema Pergamum (Software de Gerenciamento de Bibliotecas) entre periódicos, dissertações, mas sendo constituído em sua maioria por livros. Com dados do ano de 2014 tem-se um total de aproximadamente 5.079 títulos de livros, e 12.455 exemplares.[2]

Em 2010 recebemos a importante doação do acervo da Profª Juruema Bastos[3]. Os livros são da área de literatura, lingüística e romance. Foram doados aproximadamente 820 títulos entre livros e periódicos.

Os ambientes da biblioteca são: salão de consulta, sala especial da coleção do Prof. Armando Bordallo da Silva, serviço de circulação automatizado, sala de estudo em grupo.

Hoje atendemos cerca de 30 a 60 usuários diariamente, entre empréstimos, devoluções e consulta. Os cursos atendidos são: história, engenharia de pesca, ciências biológicas, ciências naturais, matemática, pedagogia, letras (habilitação em língua portuguesa e inglesa), além do mestrado e Doutorado em Biologia Ambiental, mestrado em Linguagem e saberes da Amazônia e turmas das especializações das faculdades de educação e letras. Além destes atendemos a comunidade acadêmica do Parfor, além de toda a comunidade externa.

 

[1] Funcionário da Prefeitura Municipal desenvolveu suas atividades desde a fundação do Campus de Bragança, acompanhando sua evolução. Relatou através de conversa informal as mudanças ocorridas também na biblioteca.

[2] Dados baseados no sistema Pergamum(Software de gerenciamento de bibliotecas-UFPA)

[3] Jurema A. Bastos Mandler , professora do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará.

  

Fim do conteúdo da página