Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

II SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS: HISTÓRIA, MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E ARQUIVOS EM BRAGANÇA-PA

Acessos: 296

II SEMANA NACIONAL DE ARQUIVOS: HISTÓRIA, MEMÓRIA, PATRIMÔNIO E ARQUIVOS EM BRAGANÇA-PA 

 

Entre os dias 06 e 08 de junho de 2018 acontecerá, nas dependências da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança, a II Semana Nacional de Arquivos: história, memória, patrimônio e arquivos em Bragança-PA. A II Semana Nacional de Arquivos consiste em uma rede de eventos de abrangência nacional promovida pelo Arquivo Nacional em conjunto com a Fundação Casa de Rui Barbosa, através da qual as diversas instituições arquivísticas do país e aquelas que possuem ou trabalham com arquivos participam inscrevendo suas programações locais e, na oportunidade, compartilham diferentes experiências suscitadas a partir de seus acervos arquivísticos, dando-lhes visibilidade e fomentando a sua inserção na sociedade. A sessão de Bragança é organizada pela Faculdade de História (FAHIST), Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST), Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM) e pelo Projeto Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança (PRODOC).

Esta segunda edição da Semana Nacional de Arquivos, realizada em Bragança, tem por objetivos: dialogar sobre a importância dos acervos arquivísticos e inquirir sobre o papel do historiador no processo de análise, sistematização e salvaguarda deste patrimônio cultural em níveis local, regional e nacional; socializar os resultados das pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de História da UFPA/Campus de Bragança, e em especial os do Projeto "Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança" (PRODOC); fomentar a interação entre a Universidade e a comunidade em geral. Haverá desde roda de conversa sobre violência feminina e infantil, com a participação de especialistas da área educacional e jurídica, até discussões sobre a valorização dos arquivos e o direito à memória; lançar a cartilha “Saberes e Patrimônio na Amazônia”, resultante das atividades de Estágio Supervisionado dos discentes da graduação em História, fruto das pesquisas em comunidades indígenas e tradicionais, bem como com o acervo histórico do Fórum de Bragança.

Podem participar estudantes da graduação e pós-graduação de Universidades públicas e privadas, pesquisadores, professores da Educação Básica, servidores de instituições arquivísticas e a comunidade em geral.

As inscrições para o evento ocorrerão por via eletrônica, através do envio da ficha de inscrição devidamente preenchida e do comprovante de pagamento da taxa de investimento para o e-mail <O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.>. As mesmas também serão realizadas presencialmente no Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST), situado na Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança (prédio administrativo, 1° andar, sala 05), em seus horários de funcionamento: de segunda a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Os interessados em apresentar trabalhos deverão submeter ainda seus respectivos resumos, direcionados para as sessões coordenadas especificadas na página do evento, tendo como prazo final para submissão o dia 11/05/2018.

Os certificados serão emitidos pelo Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia (LABHIST), com carga horária total de 30h. Os inscritos nas oficinas e para apresentação de trabalhos nas sessões coordenadas receberão ainda a respectiva certificação de participação.

Para mais informações, visitar o site do evento: https://ii-semana-nacional-de-arquivos.webnode.com/

 

Sobre a Edição Anterior

A I Semana Nacional de Arquivos em Bragança ocorreu entre os dias 07 e 08 de junho de 2017. Foi realizada no Fórum da Comarca de Bragança e na Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança, tendo como tema "Arquivo do Poder Judiciário/Fórum de Bragança e Arquivo da Fundação Nacional do Índio (FUNAI)".

Esta primeira edição buscou dar visibilidade às atividades desenvolvidas pelo Projeto de Extensão "Preservação documental e organização do acervo do Fórum de Bragança", coordenado pela Prof.ª Me. Magda Nazaré Pereira da Costa, e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão (GEIPAM) coordenado pela Prof.ª Dr.ª Vanderlúcia da Silva Ponte, ambos vinculados ao Laboratório de História.

No momento, foram assinados os convênios entre Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança e o Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA) - para a salvaguarda da documentação judiciária do Arquivo Histórico do Fórum de Bragança -, e entre esta IES e a FUNAI - para catalogação dos documentos do Serviço de Proteção ao Índio (SPI). Na mesma ocasião, foi lançado o documentário Les Tembé, citoyens brésiliens de la forêt (Os Tembé, cidadãos brasileiros da floresta), produzido pela Rataf Association (França) em parceria com a Universidade Federal do Pará, Campus de Bragança, que retratou aspectos da vida cotidiana dos Tenetehar-Tembé, povo indígena que habita as margens dos rios Guamá e Gurupi. O documentário foi prestigiado pela comunidade acadêmica presente e também pelos próprios Tenetehar-Tembé, protagonistas tanto desta produção audiovisual quanto de muitos outros eventos organizados pela Faculdade de História.

registrado em:
Fim do conteúdo da página