Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Histórico Biblioteca
Início do conteúdo da página

Histórico Biblioteca

Acessos: 9156

HISTÓRICO BIBLIOTECA

 

A biblioteca Prof. Armando Bordallo da Silva foi fundada oficialmente após visita técnica realizada através do Programa de Implantação das Bibliotecas do campus avançado, ocorrida no período de 16 a 18 de junho de 1987. O programa tinha como objetivo realizar levantamento de material informacional, bem como verificar as condições de funcionamento, uma vez que a biblioteca já atendia a comunidade acadêmica em uma sala improvisada no Campus de Bragança desde 1985, segundo relatos de José Maria de Aviz (Informação verbal).
Em 1988 foi realizada outra etapa de ações junto às bibliotecas dos campi avançados, com a finalidade de integrar efetivamente as bibliotecas visitadas entre elas a do campus de Bragança ao Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal do Pará.
Em dezembro de 1989 a biblioteca recebeu uma importante doação realizada pelo Prof. Dr. Armando Bordallo da Silva, ilustre antropólogo, médico e folclorista da cidade de Bragança, falecido em 4 de abril de 1991. Hoje sua coleção especial ocupa uma sala no 1º andar do prédio da biblioteca.
Em 1995 segundo consta em relatório de atividades da Biblioteca do Campus os serviços eram desenvolvidos por doze (12) funcionários da Prefeitura Municipal de Bragança. Ainda de acordo com relatos a biblioteca localizava-se no 1º andar de um prédio dentro do Campus, onde funcionava o antigo auditório Profª Maria Lúcia Medeiros.
Somente em 1991 iniciou-se o processo de direito do uso do matadouro municipal tendo como finalidade abrigar o acervo da biblioteca do campus. Participaram do processo o então Presidente da Câmara, Fabiano Maria proferiu discurso na Câmara Municipal a fim de realizar plenária de votação de aprovação da casa a favor da doação do prédio para o Campus Universitário de Bragança, consequentemente à aprovação unânime foi encaminhado documentos solicitando ao Sr. Prefeito Antônio Pereira Barros que a prefeitura colocasse a disposição do Campus de Bragança o prédio do matadouro.
Assim o processo caminhou até o seu desfecho a favor da doação. Na gestão do reitor da Universidade Prof. Dr. Alex Fiúza de Melo aconteceu a reforma do matadouro municipal de Bragança, prédio datado de 1911. A inauguração da Biblioteca ocorreu no dia 11 de julho de 2003, quando o prédio foi entregue ao coordenador do Campus de Bragança Profº M.Sc. Álvaro Luiz Teixeira de Araújo.
Neste mesmo ano houve concurso público para bibliotecário em vários campi. Em Bragança o primeiro bibliotecário efetivo foi o MSc. Rubens Ferreira, hoje docente do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Pará. Em 2006 assumiu a gestão a bibliotecária especialista Débora Matni Fonteles.
No ano de 2007, iniciou-se o processo de catalogação do acervo, tendo quase 90% inserido no sistema Pergamum (Software de Gerenciamento de Bibliotecas). Em 2010 a biblioteca recebeu a importante doação do acervo da Profª Juruema Bastos[3]. Foram doados aproximadamente 820 exemplares entre livros e periódicos das áreas de literatura, linguística e romance.
No ano de 2017 a gestão passou para o Bibliotecário Especialista Diego Santos da Silva, e atualmente a biblioteca está sob a gestão da bibliotecária especialista Vivyanne Ribeiro das Mercês Neves, que assumiu em junho de 2018.
Em setembro de 2018, na Gestão do Reitor da Universidade Prof. Dr. Emmanuel Zagury Tourinho do e na Gestão do Prof. Dr. Francisco Oliveira, Coordenador do Campus de Bragança, deu-se início a manutenção predial da biblioteca com serviços executados de impermeabilização da laje, pintura, troca da rede elétrica e lógica. E com ela houve a reestruturação e otimização do espaço físico, melhorando a circulação, a acessibilidade, a organização, sinalização, e a disposição das estantes no espaço do Acervo. O serviço de pesquisa foi ampliado com a disponibilização de uma sala com 03 computadores com internet para pesquisa e acesso a base da biblioteca.
Após passar pela segunda reforma a Biblioteca Prof. Armando Bordallo da Silva foi reaberta para a Comunidade Acadêmica em cerimônia, realizada no dia 11 de dezembro de 2018, que contou com a participação ilustre do Vice-Reitor da UFPA, Prof. Dr. Gilmar Pereira, que entregou o prédio ao Coordenador do Campus de Bragança, Prof. Dr. Francisco Oliveira, e ao Vice-Coordenador, Prof. Dr. Elizardo Lucena.

Os ambientes da biblioteca são: salão de leitura, sala especial da coleção do Prof. Armando Bordallo da Silva, hall de atendimento, referência e circulação, sala de computadores, e sala de processos técnicos e gestão.
Tendo base o relatório do ano de 2018, a biblioteca possui um acervo total de 7.031 títulos, e 16.132 exemplares, incluindo livros, periódicos, obras raras, monografias, DVD’s e CD’s.
A biblioteca atende a Comunidade Acadêmica pertencente aos cursos de graduação e pós-graduação regularmente matriculada, os docentes e técnicos administrativos da Instituição, além da comunidade externa que pode fazer consulta local.

A Biblioteca Armando Bordallo da Silva faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFPA (SIBI-UFPA), agindo como órgão suplementar e está subordinada tecnicamente ao SIBI-UFPA e administrativamente à Coordenação do Campus Universitário de Bragança.

Seu horário de atendimento é de segunda à sexta das 08h às 12h e das 14h às 21h.


[1] Funcionário da Prefeitura Municipal desenvolveu suas atividades desde a fundação do Campus de Bragança, acompanhando sua evolução. Relatou através de conversa informal as mudanças ocorridas também na biblioteca.
[2] Dados baseados no sistema Pergamum (Software de gerenciamento de bibliotecas-UFPA)
[3] Jurema A. Bastos Mandler, professora do Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará.

 

Fim do conteúdo da página