Semana dos Calouros 2020

Campus de Bragança Realiza A Semana Dos Calouros 2020

No período de 03 a 06 de março de 2020, o Campus Universitário de Bragança, da Universidade Federal do Pará (UFPA), com o objetivo de acolher e orientar os novos discentes, realizou a Semana dos Calouros, que contou com uma programação geral, para os alunos de todos os cursos, nos dias 03 e 04, e com programações específicas, realizadas pelas faculdades e centros acadêmicos de cada curso, nos dias 05 e 06. O evento iniciou no dia 03, no Auditório Maria Medeiros, e recebeu mais de 300 alunos dos cursos: Letras - Língua Portuguesa, Letras - Língua Inglesa, Matemática, História, Pedagogia, Engenharia de Pesca, Ciências Biológicas e Ciências Naturais.

Com o intuito de acolher os calouros 2020 de forma mais calorosa e proporcionar um momento de interação inicial, antes de se iniciarem as atividades da programação geral, no dia 03 de março, o campus de Bragança ofereceu um café da manhã às novas turmas.

Para receber os novos alunos, estiveram presentes na abertura do evento: o Vice-Reitor da UFPA, Gilmar Pereira; o coordenador do campus de Bragança, Francisco Oliveira; a diretora do Instituto de Estudos Costeiros, Moirah Menezes; a diretora da Faculdade de Educação, Norma Costa; a diretora da Faculdade de Matemática, Edilene Rozal; a diretora da Faculdade de Línguas Estrangeiras, Ana Lília Rocha; o diretor da Faculdade de Letras, Everton Teixeira; a vice-diretora da Faculdade de História, Vanderlúcia Ponte; a representante da Faculdade de Ciências Biológicas, Nelane Marques; o diretor da Faculdade de Ciências Naturais, Dioniso Sampaio e o diretor da Faculdade de Engenharia de Pesca, Eduardo Rangel.  Após darem as boas-vindas aos novos discentes, os professores entregaram os certificados aos primeiros colocados de cada curso no Processo Seletivo 2020.

Logo após a mesa de abertura, a programação seguiu com a aula magna, ministrada pelo professor Gilmar Pereira, Vice-Reitor da UFPA. Na sequência, os conceitos de Ensino, Pesquisa e Extensão foram apresentados aos novos discentes em uma mesa redonda da qual participaram: o coordenador acadêmico do campus de Bragança, Elizardo Lucena; o diretor de extensão, Jair Cecim; a diretora de pesquisa, Vanderlúcia Ponte e a diretora de Ensino, Ana Paula Vieira.

Durante a programação geral, foram ministradas pelos técnicos do campus: Simone Bitencourt, Joaquim Rocha, Marcelo Oliveira e Rubenilson Procópio, palestras de orientações sobre os seguintes temas: Assistência Estudantil na UFPA, Regulamento de Ensino de Graduação e SIGAA (Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas). Os calouros também tiveram a oportunidade de participar da oficina Explorando o Google e as plataformas digitais pelo bem- estar acadêmico, ministrada pela professora Jéssica Corrêa e pelo graduando Adson Pereira; e da oficina de xadrez, ministrada pelo graduando Luan Batista.

No dia 04 o Programa de Nivelamento da Aprendizagem, que objetiva promover atividades didático-pedagógicas para sanar lacunas de aprendizagem, iniciou as suas ações ofertando aos novos discentes dois minicursos. A professora Conceição Azevedo e o graduando Emanoel Câmara, da área de Linguagens, ministraram o minicurso: Noções básicas sobre gêneros textuais acadêmicos. Já o professor Elizardo Lucena e a discente Alana Seixas, da área de Matemática, ministraram o minicurso: Programa de Nivelamento em Matemática: noções iniciais.

A programação geral foi encerrada no final da tarde do dia 04 de março com uma programação cultural que contemplou diversas atividades: apresentação da Dança da Farinha por integrantes de uma comunidade quilombola, que demonstra de forma artística como ocorre o processo produção da farinha de mandioca; declamações de poesias por discentes do cursao de Letras- Língua Inglesa; exposições de pinturas feitas por alunos do curso de Pedagogia; exposição de fotografias registradas pela discente Letícia Teixeira.

A comissão organizadora do evento expressa a sua gratidão a todos os professores, técnicos, alunos veteranos e Centros Acadêmicos pelo empenho na colaboração para a realização da Semana dos Calouros 2020, e deseja a todos os calouros uma trajetória acadêmica bem sucedida e feliz.

registrado em: