Essa pagina depende do javascript para abrir, favor habilitar o javascript do seu browser!
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Semana Nacional de Arquivos
Início do conteúdo da página

Semana Nacional de Arquivos

Acessos: 877

 

7ª Semana Nacional de Arquivos Seção Bragança

História, Patrimônio e Diversidade: acervos e coleções na construção da cidadania

Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros – UFPA/Campus Bragança

Data: 15 e 16 de junho de 2023

 

Apresentação:

A Amazônia é entrecortada por uma imensa diversidade de povos, trajetórias e experiências socioculturais articuladas ao longo do tempo, cujos processos direcionam outros olhares para a (re)organização dos territórios e as possibilidades de afirmação e existência na região. Tais dinâmicas potencializam reflexões sobre as formas de construção histórica, de representação e interpretação da realidade amazônica e de suas sociedades ontem e hoje, de modo a tensionar uma História oficial que marginalizou certos sujeitos e invisibilizou suas vivências, memórias e regimes de conhecimento. Assim, nos últimos anos, ampliou-se o escopo de pesquisas e ações colaborativas que tomam arquivos e coleções, em associação aos saberes e oralidades, como instrumentos importantes na construção, garantia e manutenção de direitos e no próprio exercício da cidadania, a partir do direito à memória, combatendo assim retrocessos e outros desafios impostos aos “povos da floresta” pelas engrenagens do colonialismo na Amazônia.

Nesse sentido, a sétima edição da bem-sucedida Semana Nacional de Arquivos – Seção Bragança (PA) traz como tema: História, Patrimônio e Diversidade: acervos e coleções na construção da cidadania. O evento ocorrerá entre os dias 15 e 16 de junho de 2023, nas dependências da Universidade Federal do Pará/Campus Universitário de Bragança e sua programação inclui: uma Conferência Magna, uma Mesa Redonda, três Oficinas, seis Sessões de apresentação de trabalhos e uma Exposição, bem como uma Programação Cultural.

Esta edição pretende debater sobre a importância do patrimônio cultural na Amazônia a partir das experiências históricas de gente negra, indígena e outros atores sociais, cujas trajetórias (individuais e/ou coletivas) encontram-se registradas em arquivos oficiais, coleções culturais e em memórias e tradições orais, importantes fontes de interpretação acerca das dinâmicas do passado e do presente. Também busca fomentar reflexões ampliadas sobre o papel social do pesquisador (sobretudo do historiador/a) nos processos de preservação, salvaguarda e difusão dos patrimônios culturais locais, de caráter material e/ou imaterial. O evento será um espaço oportuno para a socialização dos resultados de pesquisas concluídas e em andamento, bem como das atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas por docentes e discentes da Faculdade de História nos últimos anos.

A Exposição intitulada “Arquivos em Bragança: territórios de vida no interior da Amazônia” é construída a partir de um conjunto de acervos sob a guarda do LABHIST – Laboratório de História e Patrimônio Cultural na Amazônia: acervo do Poder Judiciário das Comarcas de Bragança e Ourém (convênio TJPA-UFPA); acervo da 2ª Inspetoria Regional do Serviço de Proteção aos Índios (convênio FUNAI-UFPA); acervo do Inventário Nacional de Referências Culturais: Marujada de São Benedito de Bragança (PA) (TED IPHAN-UFPA). A exposição ficará aberta para visitas guiadas com turmas da Educação Básica (rede pública e particular de ensino) entre os dias 19 e 30 de junho de 2023, mediante agendamentos através do e-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

A Semana Nacional de Arquivos consiste em uma rede de eventos que ocorre em todo o país, promovida pelo Arquivo Nacional, e visa aproximar instituições arquivísticas e detentoras de acervos da sociedade, fomentando diálogos e a partilha de experiências de gestão, pesquisa, ensino e extensão. Desde 2017, a Seção Bragança deste evento é organizada pela Faculdade de História (FAHIST) através do GEIPAM – Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão e do PRODOC – Projeto Preservação Documental e Organização dos Acervos Históricos das Comarcas de Bragança e de Ourém no Nordeste do Pará.

Realizar inscrição: https://forms.gle/MMSuZtTghciGm7wFA

As inscrições são gratuitas. PARTICIPEM!

 

Programação Geral

15 de junho de 2023, quinta-feira

9h

Oficinas

  1. Leitura e análise de documentos históricos

Local: LABHIST – Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2325, Centro – Bragança/PA).

  1. Técnicas de pesquisa com memória e história oral

Local: Sala de Videoconferência (Bloco A, 1º andar – UFPA/Campus Bragança).

  1. Uso de fontes históricas para a Educação Básica

Local: LEHIST – Laboratório de Ensino de História (Prédio Maria de Lima Gomes, 2º andar, Sala B5 – UFPA/Campus Bragança).

 

12h

Almoço

 

15h

Abertura da 7ª Semana Nacional de Arquivos em Bragança (PA)

Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros – UFPA/Campus Bragança.

Convidados: Profa. Dra. Ana Flávia Magalhães Pinto (Diretora Geral do Arquivo Nacional), Profa. Dra. Roseane Pinto (Vice-Coordenadora do Campus de Bragança da UFPA), Prof. Dr. Dário Benedito Rodrigues (Diretor da Faculdade de História da UFPA/Campus Bragança), Prof. M.Sc. Benedito Emílio Ribeiro (Coordenador Geral da 7ª SNA/Bragança).

 

16h

Mesa Redonda – Diversidade, cidadania e políticas de memória: arquivos e a escrita da História na Amazônia

Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros – UFPA/Campus Bragança.

Mediadora: Profa. Dra. Eliane Soares (FAHIST/UFPA).

Expositores: Prof. M.Sc. Leonardo Torii (APEP); Tec. José Fernando de Sousa Pereira Junior (Arquivo Público Municipal/Prefeitura de Bragança); Profa. Dra. Magda Ricci (CMA).

 

18h

Intervalo

 

18h30

Conferência Magna – Quando o arquivo é o museu: as coleções científicas como documentos históricos

Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros – UFPA/Campus Bragança.

Mediador: Prof. M.Sc. Benedito Emílio Ribeiro (FAHIST/UFPA).

Conferencista: Prof. Dr. Nelson Rodrigues Sanjad (MPEG).

 

 

16 de junho de 2023, sexta-feira

10h

Abertura da Exposição “Arquivos em Bragança: territórios de vida no interior da Amazônia”

Local: LABHIST – Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2325, Centro – Bragança/PA).

 

12h

Almoço

 

14h30 às 19h

Sessões de apresentação de trabalhos (comunicação oral)

Eixo 01. Fontes documentais, sociabilidades locais e identidades culturais ontem e hoje

Local: LABHIST – Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (Avenida Marechal Floriano Peixoto, 2325, Centro – Bragança/PA).

Eixo 02. Fontes orais, sociabilidades locais e identidades culturais ontem e hoje

Local: Sala de Videoconferência (Bloco A, 1º andar – UFPA/Campus Bragança).

Eixo 03. Experiências, saberes e práticas culturais afro-indígenas: acervos, história e memória

Local: Auditório Maria Lúcia Medeiros – UFPA/Campus Bragança.

Eixo 04. Patrimônios, conhecimentos tradicionais e diversidade sociobiocultural

Local: Mini-Auditório PPLSA (Bloco B, 1º andar, sala 10 – UFPA/Campus Bragança).

Eixo 05. Relações de gênero, poder e sexualidade: dimensões históricas e contemporâneas

Local: Mini-Auditório do Prédio de Filogenômica (térreo, sala 2 – UFPA/Campus Bragança).

Eixo 06. Ensino de História e educação patrimonial: acervos, cidadania e inclusão

Local: LEHIST – Laboratório de Ensino de História (Prédio Maria de Lima Gomes, 2º andar, Sala B5 – UFPA/Campus Bragança).

 

19h

Programação Cultural – Festa Junina do Campus Universitário de Bragança

Local: Hall do Prédio Maria de Lima Gomes

registrado em: ,
Assunto(s):
Fim do conteúdo da página