Página inicial > Últimas Notícias > Inicia, nesta segunda-feira, a consulta à comunidade universitária para a escolha de Reitor(a) e de Vice-Reitor(a) da UFPA

Nos dias 29 e 30 de junho de 2020, um importante processo democrático ocorrerá na Universidade Federal do Pará (UFPA). Trata-se da consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor (a) e Vice-Reitor(a) da instituição para o quadriênio de 2020-2024. Docentes, técnico-administrativos e discentes da instituição, de maneira paritária, manifestarão a preferência de quem desejam ter como gestores da Universidade nos próximos quatro anos. O processo se dará por meio do SIG-Eleição (Sistema Integrado de Gestão da UFPA - Módulo Eleição), que estará aberto para votação das 9h do dia 29 até as 21h do dia 30 de junho.

Durante o período de 36 horas disponibilizado para a consulta, o SIG-Eleição funcionará como uma cabine de votação eleitoral. É necessário acessar o ambiente por meio de login e senha do sistema SIG da UFPA (SIGAA, SIGRH, SIPAC). No sistema, estarão listadas as chapas concorrentes e suas respectivas numerações. Ao clicar em “Entrar na cabine”, o votante poderá indicar a sua escolha de forma similar ao que faria em uma urna eletrônica. Trata-se de um processo simples, que pode ser conferido previamente no manual disponibilizado pelo Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação (CTIC) da UFPA. Qualquer intercorrência durante o pleito deve ser registrada à Comissão Organizadora da Consulta (COC) pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

O voto é secreto, com sigilo garantido por criptografia. A administração do processo é feita pela COC, com o suporte do CTIC. A lista de votantes aptos a participar da consulta foi divulgada previamente, no dia 22 de junho de 2020, no site da Comissão. No site também estão disponíveis todas as informações sobre o processo de consulta prévia à comunidade para a escolha dos novos dirigentes da UFPA. Além das informações sobre as chapas, estão divulgados todos os comunicados referentes ao processo de consulta, bem como o nome dos membros da comissão e o manual do SIG-Eleição. A regulamentação da consulta foi aprovada pelo Conselho Universitário, por meio da Resolução n. 812, de 17 de dezembro de 2019, complementada pela Resolução n. 817, de 03 de junho de 2020.

Quem está concorrendo – Duas chapas se inscreveram para participar da consulta. A Chapa 01, intitulada “Universidade Pública Autônoma, de Excelência, Democrática, Plural, Diversa e Inclusiva”, é constituída pelos professores Emmanuel Zagury Tourinho (candidato a reitor) e Gilmar Pereira da Silva (candidato a vice-reitor; já a Chapa 02, “Juntos pela UFPA”, é composta pelo professor Marcelo Rassy Teixeira (candidato a reitor) e pela professora Márcia Maria Bragança Lopes (candidata a vice-reitora). A numeração foi decidida por meio de sorteio, realizado pela COC, no dia 15 de junho de 2020, na presença dos fiscais. Os programas de ambas as chapas e os currículos dos candidatos estão disponíveis na página https://consulta2020.ufpa.br/chapas-inscritas.

Serviço:

Consulta prévia à comunidade universitária para a escolha de Reitor(a) e Vice-Reitor(a) da UFPA para o quadriênio de 2020-2024

Período: das 9h do dia 29 às 21h do dia 30 de junho de 2020

Votação via SIG-Eleição: https://sigeleicao.ufpa.br/sigeleicao/

Manual para votação, clique aqui.

Site da COC: https://consulta2020.ufpa.br/

Texto e arte: Comissão Organizadora da Consulta