IV SIEPE

As Universidades públicas são as maiores geradoras de inovação, de conhecimento e de tecnologia no Brasil além de impulsionarem as cadeias produtivas estratégicas e a capacitação de recursos humanos qualificados para aturar em diversos setores da sociedade.

O conhecimento científico, atrelado à pesquisa, à extensão e ao ensino, é fundamental para que o país avance em direção ao desenvolvimento econômico de forma a abonar a inclusão social (com redução das iniquidades sociais), os direitos humanos e a preservação ambiental com a manutenção da floresta e de seus ecossistemas íntegros.

A preservação de nossos recursos naturais é estratégica para a garantia do porvir da sociedade e das novas gerações. Sem ciência e sem tecnologia não é possível vislumbrar um futuro promissor para a Amazônia e, por conseguinte, para o restante do globo. Com o tema “Qual o futuro da Educação Superior? Resistência e protagonismo das universidades na Amazônia”, o IV SIEPE convida a toda sociedade bragantina para o debate com a comunidade acadêmica, levando em consideração o cenário nacional, acerca dos desafios impostos para enfrentar os desastres ambientais e seus impactos econômicos na transformação do país, refletindo sobre os próximos anos da nação, sustentados pelo conhecimento e pela ciência.

O Campus Universitário de Bragança, por meio de seus projetos de ensino, pesquisa e de extensão, desenvolve estudos e conhecimentos com preocupação sustentável e de forma responsável. Ao voltar seus trabalhos para esta região, procura entender as dinâmicas populacionais, os ecossistemas e a sociodiversidade local bragantina. Nos trinta e um anos de sua existência tem contribuído para a produção de conhecimento e de inovações junto às comunidades pesqueiras, quilombolas, extrativistas, indígenas, e também, junto às comunidades escolares nos municípios do nordeste paraense. Dessa forma, o IV SIEPE constitui-se em um momento acadêmico de socialização dos resultados desses exames e análises de pesquisa, e se propõe a ampliar o diálogo com vistas a debater sobre o papel da universidade como instituição voltada para os interesses e desafios da sociedade, para a preservação do patrimônio ambiental e cultural e, sobretudo, para a garantia da cidadania.

Os aluno(a)s de graduação e pós-graduação poderão se inscrever nas modalidades de ouvinte ou de apresentadores de trabalhos através do link: https://forms.gle/vxKXeGpYvcoG3cPT9

Para Acesso ao Edital Clique Aqui.

IV SIEPE ERRATA Clique Aqui

IV SIEPE FOLDER clique Aqui