Página inicial > Últimas Notícias > Câmara Municipal de Bragança realiza sessão especial em comemoração aos 60 anos da UFPA e 30 anos do Campus de Bragança.

camara bragança1

A Câmara Municipal de Bragança reuniu-se no último dia 7 de dezembro de 2017, em sessão especial, para homenagear o 60 anos da Universidade Federal do Pará (UFPA) e os 30 anos do Campus de Bragança. A cerimônica comemorativa foi proposta pelo vereador Elder Silva, que também é servidor da UFPA. A sessão contou com a presença do Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, além de diversos docentes, discentes, técnicos e convidados.

Ao abrir a sessão, o vereador Elder Silva destacou o importante papel institucional da UFPA e do Campus de Bragança. Em seguida, o Prof. Dário Benedito Rodrigues, da Faculdade de História, fez uma apresentação contando parte da memória da instituição, da interiorização da universidade e da constituição do Campus de Bragança, destacando os agentes responsáveis por essa iniciativa e homenageando diversas personalidades que fizeram parte da UFPA Bragança em seus 30 anos.

Já o Prof. Horacio Schneider, Pró-Reitor de Relações Internacionais (Prointer) e docente do Campus de Bragança, citou a importância da trajetória da unidade no desenvolvimento de tantas ações importantes que fizeram a diferença na região, em pesquisa e na formação de professores, destacando a memória do Campus desde 1987 quando foi instalado na gestão do reitor Seixas Lourenço. Também estavam presentes a Prof.ª Rosa Helena Oliveira, ex-Coordenadora do Campus de Bragança; Prof.ª Iracilda Sampaio, Diretora de Pós-Graduação da UFPA; e dirigentes de diversas faculdades.

Reconhecimento - Para o Reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, é importante falar sobre a valorização do conhecimento nos tempos atuais, o papel transformador do ensino superior na sociedade e a perspectiva promissora da Educação, olhando para o conhecimento como fator de mudança social. O Reitor entregou uma placa de honra ao mérito aos filhos do ex-prefeito João Mota, João Nazareno e Paulo Jorge da Mota, devido o trabalho de incentivo para a interiorização que levou à instalação do Campus na cidade.

Interiorização - Coordenador do Campus de Bragança, o Prof. Sebastião Rodrigues  fez um discurso emocionado, abordando a sua trajetória e a de tantos estudantes do interior em busca de qualidade de vida a partir da educação. Ele aproveitou, ainda, para falar sobre momentos históricos do Campus em 30 anos de atividades na região.

Na mesma direção, representando os alunos da UFPA, a discente do curso de História, Luana Caroline Gomes, destacou a responsabilidade dos alunos no zelo pelo ensino superior e pela qualidade das ações acadêmicas na UFPA em Bragança. Para completar, os discentes Paulo Nilber Ribeiro, Julianna Vieira e Árila Costa apresentaram aos presentes uma maquete réplica do Campus de Bragança demonstrando o crescimento da unidade nessas três décadas e fruto de um trabalho acadêmico de extensão.

Exposição – Durante o dia, ficou disponível no hall do prédio da Câmara a exposição “UFPA em Bragança 30 anos: Histórias e Memórias, com fotos, notícias e fontes da história institucional”. O trabalho foi uma apresentação dos discentes formandos do Curso de História.

Texto e Fotos: Campus Bragança